3 novidades sobre os novos ícones de reciclagem: descubra-as já!

Saiba tudo sobre os novos ícones de reciclagem e os seus objetivos

“Devo separar o rótulo antes de colocar a garrafa no ecoponto?” ou “O que devo fazer à tampa?”. Estas questões são familiares? A verdade é que a reciclagem vai deixar de ser uma preocupação! 🧐

A Sociedade Ponto Verde (SPV)  lançou novos ícones de reciclagem numa parceria com o projeto Ponto Verde LAB, que vão passar a integrar as embalagens dos produtos. O principal objetivo desta mudança é ajudar o consumidor a compreender os procedimentos de separação de materiais e introduzir melhorias nas diversas fases de separação de resíduos (recolha, triagem e reciclagem).



Mas afinal, o que mudou? Junte-se à Etiprint e descubra as 3 principais novidades dos novos ícones de reciclagem:

  1. Componente da embalagem

Com uma nova indicação essencial, estes ícones trazem consigo informações relativamente às diferentes designações das embalagens dos produtos. Alguns exemplos práticos podem ser a nomenclatura de “garrafa” ou “pacote”, que permitem identificar o tipo de embalagem com que nos deparamos.

  1. Material da embalagem

Esta informação permite-nos distinguir entre os diferentes materiais que fazem parte do produto. Desde plástico a cartão, algumas embalagens possuem mais do que um material na sua composição. Para além de melhorar a compreensão sobre o fabrico do produto, também facilita o processo de decisão na altura de reciclar cada componente no ecoponto correto.

  1. Dicas e regras

De grande pertinência, este elemento consiste em pequenas instruções necessárias a que devemos proceder antes de colocarmos a embalagem no respetivo contentor. Indicações como “separar”, “espalmar” ou “esvaziar”, fomentam as boas práticas da reciclagem  e são cruciais tendo em conta que, segundo um inquérito  feito pela Marktest, "9 em cada 10 portugueses já optam pela reciclagem" (saiba mais aqui).


Todas estas novas informações acrescentadas aos ícones de reciclagem pretendem ajudar o consumidor e diminuir os entraves à prática da reciclagem. Tal como a Sociedade Ponto Verde refere, “quando a embalagem passa a mensagem, todos ganham!”. Assim, espera-se conseguir uma melhor recolha, melhor triagem e melhor reciclagem! ♻️

Na Etiprint, estamos sempre a par de todas as indicações mais recentes para que possa dar uma vida sustentável a todo o tipo de produtos de qualquer setor e tornar o seu negócio um aliado do ambiente, conferindo uma maior credibilidade aos seus produtos!

Entre já em contacto connosco e descubra tudo sobre as informações dos seus produtos!

We stick together. Label experts.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


Comentário


Nome

Email

Url