3 tipos de ribbon? Conheça as suas caraterísticas e saiba qual utilizar nas suas etiquetas!

Saiba tudo sobre os diferentes tipos e aplicações

Conheça o ribbon: adapte as fitas de transferência térmica ao seu processo de impressão e aplicação! 🖨️

O Ribbon, ou Fita de Transferência Térmica, é um consumível utilizado em impressões que requeiram a manipulação térmica como processo de produção.

Este método de impressão é caraterizado pela transferência de calor da cabeça de impressora para uma fita. Esta diferença de temperatura, por sua vez, é responsável pela transferência do material da fita para a etiqueta, com o qual se faz a impressão na etiqueta.

Uma das vantagens deste processo é o aumento da durabilidade da cabeça de impressora e, consequentemente, a diminuição da fricção da etiqueta em contacto com a cabeça devido à proteção oferecida pela fita.



No entanto, dentro desta categoria de consumíveis, é possível distinguir 3 principais tipos de Ribbon:

  1. Ribbon Resina

Este tipo de fita destaca-se essencialmente devido a três caraterísticas: resistência, durabilidade e a sua impressão de alta qualidade em superfícies especiais (como plásticos, sintéticos e certos tipos de papel). Este género de ribbon requer uma operação de temperatura mais elevada, sendo mais abrasivo para a vida útil da cabeça de impressão do que as restantes qualidades.

  1. Ribbon Mixto (Cera + Resina)

Constitui-se pela combinação de cera e resina na sua composição e destaca-se dos restantes tipos devido à conjugação destas duas propriedades. Oferece uma grande resistência e durabilidade na impressão, tanto no papel como em materiais plásticos e sintéticos. As suas principais caraterísticas são, essencialmente, a performance e a versatilidade, sendo uma alternativa mais económica à resina.

  1. Ribbon Cera

Com uma alta sensibilidade e contraste, este tipo de ribbon assume-se como a solução mais económica. No entanto, possui uma durabilidade menor comparativamente com a resina ou mixta. Com uma índole económica e funcional, é adequado para aplicação em suporte de papel, mas não é aconselhável a sua utilização para plásticos e sintéticos.


Assim, é possível compreender o porquê de existirem diferentes tipos de ribbon e quais as suas principais caraterísticas. Para além disso, distinguem-se diferentes tipos de aplicações aconselháveis para cada tipo de fita em específico.

Por fim, a atenção a estes detalhes é crucial para produzir materiais de grande qualidade e com uma maior durabilidade, poupando a vida da sua impressora e dos seus acessórios.

 

Na Etiprint, temos à sua disposição todo o tipo de consumíveis e acessórios para as suas impressoras.

Entre já em contacto connosco e saiba como podemos ajudar!

 

We stick together. Label experts.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


Comentário


Nome

Email

Url