Impressão de etiquetas vs. Impressão serigráfica na garrafa

A Impressão serigráfica e a impressão de etiquetas transparentes, atribuem uma imagem profissional e elegante ao seu produto, pela simbiose que criam entre o produto e o design colocado na garrafa.

Com certeza já ficou impressionado com garrafas que parecem não ter qualquer rótulo, mas ainda assim, comunicam e evidenciam o seu propósito de comunicação com a imagem impressa através destas duas técnicas de impressão.

Qual é que devo usar no meu produto?

Para o ajudar a decidir, vamos explorar os dois métodos analisando as suas vantagens e desvantagens.

A Impressão Serigráfica:

A impressão é feita pela passagem da tinta através de uma tela, diretamente na garrafa. Sem a posição de qualquer rótulo. Não existe, portanto, a aplicação de rótulo.

Vantagens da serigrafia

  • Apresentam uma imagem 'clean'.

  • É durável. A impressão serigráfica em garrafa é durável contra arranhões, intempéries, luz UV e água e ainda possui propriedades resistentes a produtos químicos.

  • Permite a utilização de cores opacas. Muitas marcas optam por esta solução especialmente quando imprimem serigrafia branca em embalagens transparentes.

  • Permite adicionar texturas especiais.

Desvantagens da serigrafia

  • Pode ser mais caro e limitado a nível de cores a imprimir numa só embalagem.

  • Requer muito espaço em armazém. O espaço para armazenar o produto é uma preocupação quando optamos por esta técnica de impressão.

  • Os equipamentos de impressão são caros. A impressão serigráfica é uma técnica que requer maquinaria com custos que rondam os milhares de euros comparando com outros tipos de impressão de etiquetas.

  • O erro é muito mais caro. Se houver um erro de impressão toda a garrafa é lixo, o que dramatiza a situação se compararmos com a impressão de um rótulo.



A Impressão de etiquetas transparentes

A impressão de etiquetas transparentes surge em alternativa à impressão serigráfica.

A técnica de impressão é passa pelo clichê/ chapa e a tinta é aplicada sobre a matriz e em seguida é pressionada sobre a etiqueta transparente para a transferência da imagem. As etiquetas são projetadas para assegurar que o seu acabamento combine com o acabamento do recipiente e quando aplicadas nas garrafas, a impressão visual seja a mesma impressão quando utilizamos a serigrafia.

Vantagens da impressão em etiquetas transparentes

  • Hoje em dia, é difícil para o cliente perceber a diferença de impressão serigráfica na embalagem e impressão em etiquetas transparentes. A aparência “sem etiqueta” é simulada com a etiqueta transparente na garrafa.

  • O acabamento, em termos de textura, da etiqueta pode ser ajustado para corresponder ao frasco.

  • As matrizes usadas para a impressão destas de etiquetas tendem a estar mais disponíveis em milhares de tamanhos, formatos, materiais, etc.

  • O custo do desperdício é menor. Se um rótulo for mal aplicado ou houver um erro, a perda é o rótulo e a garrafa é reaproveitada.

  • A palete de cores é maior. Aumenta assim a sua escolha. Permite produzir rótulos sem restrição de cor.

  • Pode imprimir múltiplas unidade e armazenar sem que este ocupe muito espaço no seu armazém. Se o seu produto tem vários artigos a eficiência do investimento é muito maior, pois os custos de troca são significativamente menores.

  • Finalmente, é possível fazer impressão serigráfica nos rótulos, permitindo usufruir de todas as vantagens da impressão serigráfica acima mencionadas.

Desvantagens da impressão em etiquetas transparentes

  • São precisos dois processos distintos. Primeiro, a impressão das etiquetas. Em seguida, a aplicação na garrafa. Esta etapa adicional pode resultar noutros custos de instalação ou transporte de uma instalação para outra.

  • A criatividade da imagem pode estar limitada. Se a garrafa foi projetada com um formato especial, pode ser necessário limitar o tamanho da etiqueta, reduzindo a área gráfica. Neste caso, uma etiqueta retrátil pode ser uma melhor opção.

Impressão de etiquetas vs. Impressão serigráfica na garrafa. Qual é a melhor opção para si?

Existem muitos fatores que deve considerar durante o processo de decisão: Quantos artigos (SKU) eu tenho? Qual é a forma da garrafa do meu produto? Quantas cores são necessárias para a etiqueta? Onde é que o produto vai ser usado?

Do nosso ponto de vista, ambas as técnicas de impressão têm prós e contras. A escolha é sempre sua, contudo não há nada que uma etiqueta não possa fazer por si e pelo seu produto.

Aqui estamos sempre disponíveis para o apoiar a decidir. A equipa da Etiprint conta com especialistas que o podem orientar em todas as etapas de decisão. Converse connosco sobre os seus objetivos.

We stick together. Label Experts !




1 comment

Fernando Teixeira Junho 30, 2020

Hoje em dia existem alternativas para impressão digital que consegue ter performances elevados de produção e fácil adaptação, custos mais apelativos e processo de produção muito simplificados.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


Comentário


Nome

Email

Url