Os rotulos e etiquetas para produtos desinfetantes estão dentro do grande grupo dos produtos biocidas. Já as máscaras de proteção, as de uso comunitário são consideradas pela direção geral da saúde artigos têxteis.
Os rotulos e etiquetas para produtos desinfetantes estão dentro do grande grupo dos produtos biocidas. Já as máscaras de proteção, as de uso comunitário são consideradas pela direção geral da saúde artigos têxteis.
Em relação aos produtos desinfetantes e dentro do contexto que se vive no âmbito da pandemia COVID-19, várias medidas têm vindo a ser adotadas para prevenir e reduzir a transmissão do vírus. Entre elas, encontra-se o reforço das práticas de higiene, lavagem das mãos com água e sabão durante, pelo menos, 20 segundos, ou a desinfeção das mãos com soluções, géis ou lenços de papel à base de álcool, em todas as circunstâncias.
Se está a produzir produtos de limpeza de mãos e desinfetantes de modo a responder às necessidades adicionais no contexto da atual crise do coronavirus, sabe, que os produtos de desinfetantes estão sujeitos ao Regulamento Produtos Biocidas.
Estes produtos são caracterizados pela presença de substância ativas que melhoram a saúde pública através do controlo / eliminação de organismos infeciosos, e estão-lhe associadas aos seus (rótulos) informações específicas de acordo com as orientações e legislação aplicável.
No processo de rotulagem do seu gel/ álcool desinfetante, deve ter em consideração pelo menos as seguintes informações:
Indicações de utilização;
Informação sobre cada substância ativa e a sua concentração em unidades métricas;
Condições de Conservação;
Número de autorização atribuído ao produto pela autoridade competente (CNP);
Nome e endereço do titular da autorização;
Tipo de formulação;
Instruções de utilização, frequência de aplicação e dosagem, expressa em unidades métricas de modo a ter sentido e ser compreensível para os utilizadores, relativamente a cada uma das utilizações previstas;
Precauções, informações sobre prováveis efeitos secundários adversos diretos ou indiretos, bem como instruções de primeiros socorros;
Quantidades;
Informação sobre o distribuidor;
Informação na língua do país onde vai ser comercializado;
Indicação do contacto para apoio ao cliente.
No que respeita às máscaras de proteção e segundo a direção nacional da saúde a população geral pode utilizar as máscaras comunitárias ou de uso social (não cirúrgicas), privilegiando as que têm o selo/ rótulo de “Máscaras COVID-19 Aprovado”. Deverá seguir as instruções de uso, conservação e desinfeção que constam no folheto.
Nas etiquetas para máscaras devem constar as seguintes informações:
explicar a composição do tecido/ material — descrita por ordem decrescente de percentagem
utilizar um texto claro e legível, incluindo carateres uniformes (o mesmo tipo, tamanho e estilo de letra)
incluir uma separação clara entre as informações sobre a composição dos produtos têxteis e outras informações, como os cuidados a ter com o produto.
Não hesite em obter os rótulos e etiquetas para os seus produtos.
Na Etiprint, atendemos os nossos clientes com a maior eficiência e orientamos para a melhor solução.
Label experts desde 2001.