Bisfenol e como adaptar as suas etiquetas à nova legislação europeia


Também pode-lhe interessar:

O Bisfenol é uma espécie de resina extremamente prejudicial à saúde presente na maioria dos plásticos, latas de alimentos, PVC, papeis térmicos e poliamida.

Na Etiprint já reagimos a estes possíveis riscos e fornecemos uma gama de produtos isentos de BPA (<0,04% Bisfenol) e completamente inofensivos para a saúde.

Previna-se para as futuras exigências do mercado e peça um orçamento para as suas etiquetas sem Bisfenol!


A lei portuguesa prevê a proibição e eliminação deste químico até 2020 na composição das embalagens, ainda que este procedimento já seja adotado em alguns países europeus.


A migração deste componente para o alimento ou bebida pode ser feito ao longo do tempo como resultado de um aumento na temperatura ou pressão mecânica.


Alguns estudos indicam que o BPA tem um potencial de perturbar a ação hormonal da tiróide, proliferação de células de cancro da próstata e bloqueio da síntese de testosterona.


Que alterações poderei efetuar agora?

Faça o que puder para limitar a sua exposição ao bisfenol-A. Eis algumas sugestões:

  • Evite os plásticos com os números 3 e 7 ou as letras PC. Em alternativa, procure utilizar os números 1, 2 e 4.
  • Não coloque os plásticos no micro-ondas, uma vez que o calor aumenta a probabilidade de libertação do bisfenol-A. Pela mesma razão, lave os plásticos na prateleira de cima da máquina de lavar loiça ou lave-os à mão.
  • Certifique-se de que a garrafa térmica de metal para a água é realmente isenta de bisfenol-A. Muitas destas garrafas têm um revestimento de esmalte constituído por epóxi que contém bisfenol-A. Procure utilizar garrafas de aço inoxidável sem revestimento.
  • Evite consumir tanto quanto possível alimentos enlatados. Algumas companhias utilizam latas isentas de bisfenol-A, mas são raras. Quando possível, pode ser útil passar por água os alimentos contidos nas latas.
  • Evite igualmente as bebidas enlatadas!
  • Se não necessitar de um recibo de uma loja ou restaurante não o guarde. O papel térmico utilizado nos recibos e nos bilhetes de cinema e de avião contém bisfenol-A.



Leave a Reply

Your email address will not be published.


Comment


Name

Email

Url