Etiquetas de RFID

Etiquetas de RFID, o que são e as suas vantagens.

As etiquetas de RFID, também identificadas como etiquetas inteligentes, são uma ferramenta útil para etiquetar e rastrear os seus produtos e monitorizar os seus inventários.

Estas etiquetas permitem realizar uma leitura em lote e à distância dos produtos armazenados em tempo real.

O que é o RFID e a tecnologia associada a esta etiqueta?

RFID é a sigla utilizada para Radio Frequency Identification. É um método de identificação que através de sinais de rádio recolhe e armazena os dados à distância através da utilização de dispositivos chamados etiquetas RFID ou Tags RFID.

É uma tecnologia que usa ondas de rádio para recolher e enviar informações e, não requer uma linha de visão entre a etiqueta e o dispositivo de digitalização.

Existem três principais tipos de etiquetas RFID:

RFID Passivo: Estas etiquetas utilizam a rádio frequência do leitor para transmitir o sinal e normalmente vêm com as informações gravadas permanentemente quando são fabricadas.

RFID Ativa: As etiquetas ativas são mais sofisticadas e usam uma bateria própria para transmitir o sinal, além de permitirem o armazenamento de dados em memória RAM com capacidade até 32 KB.

A etiqueta semi-ativa, é semelhante à RFID ativa: a diferença entre elas é que a semi-ativa só entra em atividade quando ligada pelo leitor. Esta situação tem como objetivo prolongar a vida da bateria e, com isso, da etiqueta.

Estas etiquetas fazem parte dum sistema. Cada aplicação RFID deve ser equipada com três elementos essenciais: etiquetas, ou tags RFID, leitores e sistemas informatizados com middleware.

As etiquetas e leitores comunicam por sinais de radiofrequência através de antenas instaladas em ambos. Já o middleware funciona como um intermediário, agrupando os dados de diferentes leitores e sensores, filtrando a informação e gerindo a infraestrutura e o fluxo de dados do RFID. Isto acontece através da integração com sistemas como ERP (Enterprise Resource Planning) e WMS (Warehouse Management System), por exemplo.
A desvantagem deste método reside aqui. Em comparação com o sistema de código de barras apresenta um custo mais elevado no imediato. Embora traga, maior confiabilidade, durabilidade e apoie na eliminação de erros humanos, as etiquetas rfid, não são utilizadas só por si. Elas são um elemento (fundamental) de um sistema rfid que pode implementar.



Vantagens das etiquetas RFID

A economia de tempo e a simplificação de processos são as principais vantagens na implementação desta tecnologia em armazéns, sistemas de segurança e até em hospitais.  O que as torna tão especiais é a capacidade que elas trazem em transmitir informações num sistema em rede, para além de:

  • Alta capacidade de armazenamento, leitura e envio dos dados.

  • Deteção de informações e contagem instantânea de diversos itens ao mesmo tempo, mesmo com o leitor RFID a uma certa distância do produto.

  • Durabilidade e possibilidade de reutilização das etiquetas.

  • Agilidade no processo de expedição.

  • Prevenção de roubos ou falsificações de mercadorias.

  • Otimização no controle de Stock.

Como podemos ajudá-lo com os recursos de etiquetas RFID?

Na etiprint incorporamos RFIDs em etiquetas cortadas para os nossos clientes. Além disso ajudamos a identificar a melhor maneira de colocar RFIDs nas suas etiquetas sem comprometer o design.

Produza nos formatos de etiqueta térmica e de etiqueta térmica não impressa, para que possamos colocar RFIDs em qualquer etiqueta para todos os seus produtos.

Partilhe connosco qual é o seu objetivo, a equipa Etiprint ajuda-o a atingir os seus objetivos com etiquetas eficientes!

Faça já a sua consulta de serviços e materiais gratuita.

We stick together. Label Experts !




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


Comentário


Nome

Email

Url